Outubro Rosa

O que é?

O Outubro Rosa é um movimento realizado em todo o mundo, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama, trazendo informações sobre a doença e incentivando as mulheres a realizar o exame clínico das mamas e a mamografia.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é o tipo de câncer mais comum na mulher em todo mundo, além de possuir a maior taxa de mortalidade da doença no Brasil.

Mulher com as mãos no peito em forma de coração

Sintomas e recomendações

Os principais sintomas do câncer de mama são: caroço no seio, com ou sem dor, pele avermelhada parecida com uma casca de laranja, também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço, alterações nos mamilos e saída de líquido de um deles.

Especialistas indicam que toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve realizar o exame clínico das mamas anualmente, e acima de 50 anos deve realizar uma mamografia pelo menos a cada 2 anos.

Existem diversos fatores que podem causar o câncer de mama, desde fatores genéticos (como histórico familiar de câncer de mama), comportamentais (como consumo de bebida alcoólica em excesso e atividade física insuficiente), e hormonais ou da vida reprodutiva (como primeira gravidez tardia).

É importante que as empresas também ajudem na conscientização da doença, realizando eventos e palestras com suas funcionárias, incentivando a realização dos exames.

Não deixe de se prevenir e de realizar os exames necessários para descobrir a doença o quanto antes!, segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de serem tratados.

Deixe um comentário