O que é LER e DORT?

LER e DORT são as siglas que representam as “Lesões por Esforços Repetitivos” e “Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho“, respectivamente. Ao contrário do que muitos pensam, elas não são consideradas uma doença, e sim um grupo de doenças do sistema musculoesquelético, que ocorrem devido as atividades ocupacionais.

As principais doenças que englobam os distúrbios osteomusculares são as tendinites (principalmente nos punhos, ombros e cotovelos), as lombalgias (dores na lombar) e mialgias (dores musculares que acontecem em diversos lugares do corpo).

Diversos fatores podem causar esses distúrbios nos colaboradores, como problemas de ergonomia no posto de trabalho, falta de treinamento, movimentos repetitivos, postura inadequada, duração da jornada de trabalho e falte de intervalos. Esses problemas afetam trabalhadores de diversas áreas, desde o escritório, com movimentos repetitivos e falta de alongamento, ou em fábricas, com a falta de equipamentos apropriados.

É importante lembrar que nem sempre os trabalhadores que apresentas dores e desconfortos estão com LER/DORT, diversas doenças não relacionadas a sobrecarga no ambiente de trabalho causam os mesmos sintomas, por isso, é importante procurar um médico para realizar o diagnóstico.

O tratamento dessas doenças varia de acordo com o diagnóstico, podendo ser tratadas com medicamentos, fisioterapia e até mesmo cirurgia nos piores casos. Também é necessário que a qualidade de vida do colaborador no ambiente de trabalho seja revista, para que não cause problemas novamente.

Empresas de todos os portes precisam realizar os procedimentos necessários para proteger seus colaboradores desse problema, como ferramentas e um posto de trabalho de acordo com as normas e treinamentos adequados.

Deixe um comentário