Novembro Azul

O que é?

O Novembro Azul é um movimento que acontece em todo mundo para combate ao câncer de próstata, alertando da importância do diagnóstico rápido e precoce da doença, aumentando as chances de cura.

O câncer de próstata, segundo dados do Ministério da Saúde, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, atrás somente do câncer de pele. Ele afeta uma glândula do sistema reprodutor masculino, a próstata, localizada logo abaixo da bexiga.

Sintomas e recomendações

Os sintomas do câncer de próstata não aparecem na fase inicial e quando aparecem, em 95% dos casos o tumor já está em estado avançado.

Os sintomas presentes na fase avançada é a dor óssea, vontade de urinar com frequência, dores ao urinar e a presença de sangue na urina/sêmem.

Também existem fatores de risco, homens com histórico familiar de câncer de próstata, obesos ou negros possuem mais chances de contrair a doença.

Para a prevenção, é importante que os homens, a partir dos 45 anos para os presentes no grupo de risco e 50 anos para os outros, realizem o exame de toque retal como urologista, mesmo sem sintomas. Também podem ser solicitados outros exames caso exista a suspeita do câncer.

O câncer de próstata é uma doença perigosa, de difícil cura em estado avançado. Por isso, é importante que os homens, dentro da idade sugerida, realizem os exames com frequência para se prevenir.

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/

Deixe um comentário