Problemas de Saúde no Home Office

Durante a pandemia, o Home Office se transformou em um dos principais modelos de trabalho utilizados pelas empresas. Por conta das circunstâncias em que foi aplicado, a adequação para o trabalho remoto não aconteceu da melhor maneira e muitas vezes foi feita às pressas.

Por isso, doenças ocupacionais que já aconteciam dentro de algumas empresas, principalmente em escritórios, continuaram presentes no home office, sendo até mesmo agravadas. Veja quais são as principais doenças que atingem o modelo de trabalho remoto ou híbrido e como preveni-las:

Home office

LER e DORT

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) são uma série de doenças que afetam músculos, tendões, nervos e articulações, causados principalmente por esforço repetitivo no trabalho.

Para evitar a LER/DORT, é necessário que a empresa se adeque à NR-17 até mesmo com os colaboradores em home office, indicando realizar alongamentos e pausas durante as atividades.

Dores nas costas e na coluna

A Dorsalgia pode ser causada por diversos fatores presentes no trabalho remoto, como a postura incorreta, falta de mobiliário ergonômico para o desemprenho das funções e até mesmo o aumento do sedentarismo em casa.

Assim como na LER/DORT, a adequação à NR-17 é a principal forma de prevenção desses problemas, sobretudo a questão de ergonomia no “escritório em casa”, como cadeiras e meses adequadas, assim como sentar com a postura correta.

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout é considerada um distúrbio mental com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico e sua principal causa seria o excesso de trabalho.

O termo em inglês, burnout, significa algo como “exaustão”, um dos principais sintomas da doença, que também envolve nervosismo, cansaço excessivo, seja físico ou mental, dor de cabeça, alterações no apetite, dificuldades de concentração, isolamento, alterações de humor sentimentos de derrota e incompetência, entre outros. Além dos sintomas, esse distúrbio pode causa depressão, por isso deve ser tratado com rapidez por profissionais qualificados. Pelo fato de estarem em casa, muitos colaboradores acabam trabalhando mais tempo do que o previsto em sua carga horária, principalmente porque não existe a questão da locomoção até a empresa. Para evitar a síndrome de Burnout, é necessário que a empresa utilize estratégias para diminuir o estresse e a pressão no trabalho. O colaborador precisa respeitar seu horário e não ultrapassar seus limites, deve também procurar ajuda profissional no caso de apresentar os sintomas.

Sedentarismo

O sedentarismo não é uma doença, mas sim um estivo de vida inadequado que pode acarretar em diversos problemas na saúde, como acúmulo de gordura, atrofia muscular e doenças como diabetes, por exemplo.

Durante o trabalho remoto, é comum que os colaboradores façam menos exercício físicos, pelo fato de já trabalharem em casa, assim como comer mais alimentos não saudáveis. É importante que o funcionário em home office não deixe de realizar atividades físicas, como a caminhada, realizar ginástica laboral e manter uma alimentação de qualidade.

Deixe um comentário