Qual a relação entre saúde e segurança do trabalho?

A Segurança do Trabalho é responsável por criar medidas que devem ser adotadas pelas empresas para preservar o bem estar físico e mental do colaborador e protegê-los de qualquer acidente no ambiente de trabalho. São técnicas que tem como foco a educação, psicologia e medicina para a prevenção de acidentes, fazendo com que todos os colaboradores de uma empresa tomem medidas preventivas para sua proteção.

Como funciona a relação da saúde no trabalho?

A saúde no trabalho está ligada diretamente as doenças ocupacionais (causadas devido o ambiente de trabalho) e as doenças profissionais (causadas pelo tipo de trabalho que é feito). Além disso, a saúde se conecta com a qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa, qualidade essa que abrange sua saúde mental, física e social.

Para a saúde de cada colaborador ser avaliada, é necessário fazer alguns exames obrigatórios:

Exame admissional: feito antes do colaborador entrar na empresa e começar a fazer as atividades da sua função.

Exame periódico: feitos enquanto o colaborador está na empresa, podendo ser semestral, anual e bienal.

Exame de retorno de função: feito quando o colaborador retorna à empresa devido um afastamento de 30 dias ou mais, causado por algum acidente de trabalho.

Exame demissional: feito antes do colaborador sair da empresa, para comprovar a boa saúde ou não, do mesmo.

Qual a relação da Saúde e Segurança do Trabalho?

Saúde e Segurança do Trabalho devem andar juntas, promovendo ambientes de trabalho seguros e melhores. Antigamente o trabalho era visto com o objetivo de apenas sustentar e ajudar na sobrevivência, mas hoje ele engloba outras vertentes, como a satisfação pessoal e satisfação emocional, relacionada diretamente com a área da saúde. Condições ruins de trabalho impactam a saúde do colaborador, prejudicando-o, fazendo assim, com que a empresa também sinta um impacto negativo em sua produtividade. Por isso, unir essas 2 áreas é tão importante para uma empresa, tendo entre outras vantagens:

  • Reduzir os riscos de acidente no trabalho;
  • Diminuir o número de doenças ocupacionais;
  • Promover melhores condições psicológicas e físicas para todos os colaboradores;
  • Elaborar planos de riscos, para melhorar a organização da empresa e também o sentimento de segurança em todos;
  • Reduzir ou até mesmo exterminar gastos de multas e indenizações devido descumprimento das normas regulamentadoras;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores que agora terão uma boa qualidade de vida.

Existem algumas Normas Regulamentadoras que estão relacionadas diretamente a saúde, são elas:

NR5: Regulamenta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que deve manter contato estreito e permanente com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT);

NR6: Regulamenta os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que são equipamentos de uso de cada colaborador para proteger a sua saúde e integridade física em seu local de trabalho;

NR7: Estabelece o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que se refere à obrigatoriedade de exames médicos periódicos;

NR9: Estabelece o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que estuda os riscos ambientais que podem causar danos à saúde do colaborador;

NR17: Estabelece a Análise Ergonômica, que identifica os objetos utilizados pelo colaborador em sua rotina de trabalho.

Higiene do Trabalho: como cuidar dos seus colaboradores

A Higiene do Trabalho faz parte da ciência de segurança e medicina do trabalho, ela tem como objetivo detectar e controlar fatores que podem prejudicar o colaborador de uma empresa, como doenças físicas e mentais e desconforto de qualquer forma. A Higiene do Trabalho é dividida em 3 etapas:

Reconhecimento: essa etapa tem por objetivo procurar no ambiente de trabalho agentes causadores de prejuízo da saúde dos colaboradores;

Avaliação: nessa etapa todos os dados coletados na etapa anterior são testados, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente;

Controle: tendo algum risco identificado, nessa etapa é feito medidas que eliminem ou minimizem o risco.

Quais as responsabilidades do RH com a Segurança do Trabalho?

De acordo com o Ministério da Previdência Social, em um ano foram registrados mais de 720 mil casos de acidentes e doenças do trabalho, entre os profissionais assegurados da Previdência. Um dado muito preocupante para qualquer profissional de RH, não é? Muitas empresas não possuem pessoas para substituir os colaboradores acidentados, por isso, é fundamental o RH da sua empresa fazer uma boa gestão de saúde e segurança do trabalho.

Muitas vezes as empresas terceirizam esse serviço, pois não possuem uma equipe responsável por isso, assim, é extremamente importante o profissional de RH centralize e tenha exatidão em todas as informações internas da sua empresa para que o terceirizado entenda e consiga realizar o seu trabalho.

O profissional de RH é fundamental para promover o bem estar e a saúde de todos os colaboradores de uma empresa, sendo responsável por todas as ações que englobam essa área, mesmo se for por uma empresa terceirizada.

A relação entre saúde e segurança do trabalho é algo muito interessante para a sua empresa pensar e investir, não é mesmo? Com a junção dessas duas áreas, os seus colaboradores irão ser mais produtivos e mais felizes, assim como a sua empresa irá colher melhores resultados e um ambiente de trabalho agradável.

Conheça mais a fundo a área de segurança do trabalho com a Avanti Engenharia, peça já um orçamento e invista na qualidade de vida de todos os colaboradores da sua empresa.

Deixe um comentário