Nova ferramenta de monitoramento do eSocial entra no ar

O portal do eSocial disponibilizou uma nova ferramenta que permite aos usuários checarem se o sistema está operando normalmente ou se há algum problema no tráfego de informações. Nela é possível verificar, por exemplo, se há acúmulo de eventos processados pelo eSocial, o que geraria demora no envio das respostas aos usuários, além de também apontar se o sistema está fora do ar.

A consulta serve como uma medida de transparência para os empregadores, e ainda possibilita que os desenvolvedores e usuários tenham visibilidade sobre os problemas no Ambiente Nacional do eSocial, detectando se o  atraso na resposta ocorreu por problemas no ambiente do eSocial ou no seu próprio sistema de gestão de folhas de pagamento.

A monitoração será realizada tanto no ambiente de produção (envio de dados oficiais) quanto no de produção restrita (ambiente de testes). Uma verificação acontecerá a cada 15 minutos, e será sinalizado com um código de cores, como um semáforo:

  • Verde: O acesso aos Web Services está operando normalmente.
  • Amarelo: O sistema está operando, mas há um acúmulo de lotes a serem processados, o que pode gerar um tempo de resposta maior aos usuários.
  • Vermelho: Não foi possível se conectar aos Web Services.

Acesse a ferramenta e verifique seu sistema. Tem dúvidas sobre o eSocial? Fale com os especialistas da Avanti.

Fonte: Portal eSocial

Deixe um comentário