Gestão de pessoas: o que afeta a motivação dos colaboradores?

Motivação aumenta produtividade, qualidade de vida e diminui rotatividade na empresa

A motivação é fundamental para melhorar a produtividade dentro de uma empresa. Por isso, a gestão de pessoas é fundamental nos dias de hoje, pois cada funcionário se sente motivado de forma diferente.

Uma pesquisa realizada pela Right Management, consultoria de recursos humanos americana, apontou que funcionários devidamente motivados podem ser até 50% mais produtivos para a empresa, trazendo resultados mais satisfatórios e mantendo o ambiente de trabalho mais agradável.

Como a gestão de pessoas ajuda a motivar os colaboradores?

Hoje em dia as pessoas buscam valores nas empresas e preferem trabalhar em locais com o qual se identificam, e sentem que podem fazer a diferença. Isso vai além de ter chefes que saibam dar ordens e cobram resultados rápidos.

Além de planejar a saúde e segurança do trabalho na empresa para manter os funcionários longe de doenças ocupacionais, a área de Recursos Humanos deve construir uma boa gestão de pessoas. Afinal, manter a motivação alta entre os colaboradores é necessário, mas deve ser uma via de mão dupla.

Pensando nesse cenário, trazemos abaixo algumas dicas para o RH fazer uma boa gestão de seus colaboradores, focando naquilo que pode aumentar sua motivação e, consequentemente, sua produtividade:

Reconhecer os colaboradores

Muitas vezes a gestão de pessoas peca em não reconhecer um trabalho bem feito. Apesar do trabalhador estar cumprindo com suas obrigações, o reconhecimento faz com que ele se sinta valorizado e importante. Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva apontou que 90% das pessoas consideram que reconhecimento no trabalho, além de financeiro, pode vir como elogios ou homenagens que valorizem a entrega do trabalhador. 

Ter desafios no ambiente de trabalho

Oferecer novos desafios para os funcionários é fundamental. Muito tempo na zona de conforto faz com que o comodismo seja maior e a motivação diminua. Por isso, é importante e empresa contar sempre com formas de incentivar o colaborador a ter voz e aceitar novas responsabilidades, aumentando seu potencial de trazer resultados. 

Evitar a estagnação

Um funcionário que fica no mesmo cargo por muito tempo, sem perspectivas de avanço, tem maior probabilidade de ficar desmotivado, improdutivo e, até mesmo, sair do emprego, mesmo que não haja problemas em termos de salário e ambiente de trabalho. Uma boa solução para isso pode ser a implantação de programas de recrutamento interno, oferecendo novas oportunidades para quem está buscando evoluir na área.

Proporcionar qualidade de vida 

A qualidade de vida é essencial para a motivação da equipe. É importante incentivar a prática de atividades físicas, alimentação adequada e, ainda, sempre que possível, promover atividades dentro da empresa, como a ginástica laboral, momentos de relaxamento ou até mesmo a opção de fazer Home Office, por exemplo.

Quando uma empresa consegue inserir essas práticas em sua gestão de RH, pode ganhar em troca:

  • melhorias no clima organizacional;
  • colaboradores mais engajados com o propósito da empresa;
  • diminuir a evasão de pessoas com auto potencial.

Conclusão

Funcionários desmotivados podem, além de diminuir o rendimento nas entregas, pedir demissão com mais frequência, aumentando a rotatividade da empresa.  Por isso, é importante observar os pontos que podem afetar a motivação da equipe e aplicar programas de incentivo aos colaboradores.

Deixe uma resposta