Como planejar a Saúde e a Segurança do Trabalho em sua empresa?

Veja o que a sua empresa precisa fazer para que todos os seus colaboradores tenham uma boa qualidade de vida e trabalhem com segurança.

 

Qual a importância da Saúde e Segurança do Trabalho?

A área de Saúde e Segurança do Trabalho tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa e também a segurança deles no ambiente de trabalho, através de estudos sobre os riscos existentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Essa área é importante tanto para indústrias (que possuem equipamentos pesados e muitos riscos de acidentes), como para escritórios (mesmo parecendo um ambiente de trabalho mais calmo que uma indústria, por exemplo, ainda assim há chances de acidentes).

Quando o planejamento deve ser feito?

Qualquer empresa que possui colaboradores em regime CLT deve elaborar e implementar um planejamento de saúde e segurança do trabalho. Através da NR9, todas as empresas precisam definir metas, prioridades e cronograma para focar na segurança de todos os colaboradores de sua empresa.

O que não pode faltar no seu planejamento?

Existem alguns pontos extremamente importantes para um bom planejamento de SST. São eles:

Possíveis desvios

Devem ser pensados quais os desvios que podem ocorrer durante as atividades dos colaboradores, ou seja, analisar o que pode sair da rotina e se tornar um perigo para as pessoas no ambiente de trabalho.

A identificação dos perigos existentes

Através do mapeamento de riscos de todas as atividades feitas na empresa, podem ser feitas soluções antes de ocorrer qualquer tipo de acidente.

Os graus de severidade

É identificado as consequências de cada situação ou atividade de risco feita dentro do local de trabalho.

Exposições

Analisa o tempo que o colaborador fica exposto a todos os perigos existentes dentro da empresa.

Qual a estrutura do planejamento?

Para que um planejamento seja bem feito, é necessário seguir uma estrutura para que todas as informações necessárias sejam colocadas corretamente, são elas:

 

  • Metas e objetivos

 

Aqui são definidos os caminhos que levarão ao objetivo da empresa.

 

  • Ações e tarefas

 

É um desdobramento das metas e objetivos, ou seja, aqui são colocadas as atividades que a empresa deverá realizar para alcançar o objetivo traçado.

 

  • Responsáveis

 

Além da pessoa encarregada de fazer o planejamento, é fundamental separar todos os envolvidos que serão responsáveis por cada tarefa a ser realizada.

 

  • Cronograma

 

É necessário definir datas e prazos para a realização das tarefas que foram definidas.

 

  • Custos e Recursos

 

É fundamental identificar os recursos humanos, os materiais e a parte financeira que serão utilizadas para a SST na empresa.

 

  • Indicadores de desempenho

 

Esses indicadores irão mostrar como está o andamento das ações planejadas.

Dicas para obter um bom resultado

Separamos algumas dicas importantes para que você entenda como garantir a saúde e segurança do trabalho em sua empresa:

Invista em equipamentos de proteção

Utilizar EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) é fundamental para que todos os colaboradores possam trabalhar de forma segura em suas atividades. Esses equipamentos são obrigatórios e a empresa que deve fornecer.

Faça treinamentos regulares

Os treinamentos são importantes para que os colaboradores saibam o que fazer em cada situação do dia a dia, em cada risco que pode ocorrer. Primeiros socorros e treinamentos de incêndios são alguns dos exemplos de treinamentos fundamentais para uma empresa.

Mantenha o ambiente de trabalho em ordem

Essa dica parece algo simples e óbvio, mas muitos acidentes do local de trabalho ocorrem devido deslizes. Com o ambiente de trabalho limpo e organizado, os riscos de acidentes são menores.

Documente todos os acidentes ocorridos

A última dica é uma das mais importantes, com uma documentação de qual acidente ocorreu, quem estava envolvido, motivo do acidente ter acontecido e conclusões com soluções de como poderia ter sido evitado é primordial para evitar acidentes no trabalho.

Conclusão

Entendeu como planejar a SST em sua empresa? Com as nossas dicas de como fazer um bom planejamento, a sua empresa estará segura de possíveis acidentes e seus colaboradores trabalharão sabendo que estão seguros em uma empresa que se preocupa com seu bem-estar e qualidade de vida.

Se quiser saber mais sobre saúde e segurança no trabalho, entre em contato com a Avanti, nosso time de especialistas na área de medicina do trabalho irá auxiliar a sua empresa e seus colaboradores.

Deixe um comentário