Quais são os exames médicos ocupacionais obrigatórios?

Entenda quais exames seus funcionários precisam realizar e por que são necessários.

Como funcionam os exames ocupacionais?

Os exames médicos ocupacionais são necessários e obrigatórios para todas as empresas. São estabelecidos por lei, previstos no artigo 168 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e têm grande importância tanto para o empregado quanto para o empregador, por garantir a saúde e aptidão do funcionário, evitando doenças decorrentes do trabalho.

A realização dos exames é de responsabilidade da empresa, que sofre a penalidade de multa caso não os realize. Muitas empresas investem em serviços terceirizados de medicina do trabalho, uma opção bastante vantajosa, já que contam com a confiança de especialistas no assunto.

Quais são os principais exames ocupacionais?

Existem 5 exames médicos fundamentais a serem feitos. São eles:

  • Exame Admissional: é feito antes que o empregado comece a exercer função. Tem a função de avaliar a saúde do empregado, garantindo que está apto a preencher o cargo e assegura sua indenização caso ocorram futuras doenças decorrentes do trabalho.

  • Exame Periódico: relata mudanças na saúde do empregado e previne que condições existentes se agravem. Aos funcionários entre 18 e 45 anos, é realizado a cada dois anos, às demais idades o exame é realizado anualmente e aos que exercem atividades de risco, o prazo cai para 6 meses.

  • Retorno ao Trabalho: é realizado após um afastamento de pelo menos 30 dias por doença ou acidente (ocupacional ou não), incluindo parto. Tem a finalidade de verificar se o empregado está apto a continuar exercendo suas atividades.

  • Mudança de Função: é necessário sempre que o funcionário muda para uma função ou setor que apresente risco diferente ao combinado anteriormente.

  • Exame Demissional: é realizado quando um funcionário se desliga da empresa e tem como objetivo conferir, junto com o atestado do exame admissional, se houveram danos recorrentes a atividade que exerceu.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os exames necessários para garantir a saúde dos funcionários, regularize sua empresa e faça os exames ocupacionais obrigatórios nos prazos corretos.

Clique aqui para acessar a NR07 completa.

Conte com a Avanti Engenharia para realização desses exames. Fazemos Exames Ocupacionais em Guarulhos, Exames Ocupacionais em Atibaia e Exames Ocupacionais em São Paulo.

Deixe um comentário