Você sabe o que é PCMSO?

Entenda o que é PCMSO e saiba qual a importância dele para a sua empresa estar de acordo com as leis trabalhistas.

O que é PCMSO?

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é um documento obrigatório, instituído pela Norma Regulamentadora 7 (NR7) e tem como principal função guiar a empresa sobre as formas adequadas de cuidar da saúde dos seus colaboradores. Sendo assim, ele analisa questões individuais e coletivas, tanto no âmbito físico quanto ambiental.

Para que serve o PCMSO?

Ele previne, monitora, controla e faz um diagnóstico de qualquer dano que um trabalhador possa ter em seu exercício de trabalho.

O Programa promove a realização obrigatória de exames médicos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e exame demissional para atestar a saúde do colaborador. Esses exames dependem do nível de risco de uma empresa.

Qual a diferença entre PCMSO e PPRA?

Como visto acima, a NR7 tem o objetivo principal de zelar pela saúde de todos os colaboradores de uma empresa, mas ele é feito baseado em outro programa, que o complementa, o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

O PCMSO visa promover a saúde do trabalhador, já o PPRA analisa os riscos ambientais para garantir a segurança do colaborador, os recursos naturais e a proteção do local no trabalho. A partir do PPRA, o PCMSO pode atestar se há algum perigo para a saúde do trabalhador.

Como o PCMSO é feito?

O Programa é responsabilidade do empregador, mas deve ser feito somente por um médico do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). Esse médico irá analisar e entender como é o ambiente e a forma de trabalho, vendo condições de iluminação, ventilação, ergonomia, entre outros. Ele poderá ser tanto um coordenador desse projeto dentro da empresa ou um médico terceirizado, mas que deverá ser indicado pelo empregador.

É feito um relatório anualmente, que descreve todos os setores da empresa, exames médicos, avaliações clínicas, exames complementares, resultados considerados anormais, como também o planejamento do próximo ano.

Após todo esse estudo, esse relatório é mostrado para todos os colaboradores da empresa, para que todos entendam os riscos que pode haver no ambiente de trabalho e como preveni-los.

Conclusão

Agora que você entendeu o que é PCMSO e como ele é importante para você e todos os seus colaboradores, que tal ter uma empresa especialista que te ajudará em todas as questões de Medicina e Segurança do Trabalho? Nós da Avanti Engenharia somos autoridade na área e podemos ser seu parceiro, entre em contato conosco!

Deixe um comentário