Médico do Trabalho: Qual é o papel desse profissional?

Saiba o que faz um médico do trabalho e como ele colabora para o desempenho da empresa e dos funcionários.

Médico do Trabalho é uma profissão cada vez mais em evidência no mercado. Segundo o estudo Demografia Médica no Brasil, feito em 2018, há cerca de 15.895 profissionais em Medicina do Trabalho no Brasil, ou seja, 4,2% dos especialistas da área. Independente do ramo de atividade, todas as empresas devem ter a presença desse profissional – geralmente de uma empresa terceira – para organizar suas ações de saúde na empresa, zelar pelo bem estar dos trabalhadores, possibilitando o aumento da produtividade no ambiente de trabalho. 

Muitas empresas entendem a necessidade do médico do trabalho apenas pelo viés prático vinculado às questões burocráticas da lei. No entanto, ele pode trazer uma série de contribuições para as empresas e ajudá-las a produzir ambientes sadios e funcionários engajados. 

Qual o papel de um médico do trabalho? 

O médico do trabalho deve conhecer a fundo as atividades dos trabalhadores e relacionar a saúde com as atividades profissionais, assegurando a segurança e o bem estar dos colaboradores. 

Uma das responsabilidades do médico do trabalho é a realização do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que estabelece uma série de definições quanto a saúde e a segurança do trabalhador, os exames que devem ser realizados, cronogramas, relatórios e uma série de análises dentro de um planejamento específico.  Outras tarefas do Médico do Trabalho são: 

  • Realizar atendimento médico; 
  • Fazer exames e diagnósticos; 
  • Encaminhar ou acompanhar o paciente que precisa fazer algum tratamento; 
  • Inspecionar o ambiente de trabalho com uma equipe municipal, ou de outros órgãos que atuam no campo da Saúde Ocupacional; 
  • Notificar doenças e acidentes de trabalho
  • Participar de atividades educativas na empresa.

Quais os exames realizados pelo médico do trabalho? 

Para que possa confirmar se um trabalhador tem condições físicas e/ou psicológicas para trabalhar, o médico do trabalho define um planejamento para os exames ocupacionais da empresa. Alguns dos exames realizados por esse profissional são: 

  • Exame Admissional: é feito antes de ser realizada a contratação de um empregado com carteira assinada;
  • Exame Periódico: são realizados feitos com um intervalo de tempo para a avaliação da saúde dos trabalhadores;
  • Exame de Retorno ao Trabalho: é realizado quando um trabalhador é afastado por 30 dias ou mais, por motivo de doença ou acidente;
  • Exame de Mudança de Função: feito antes da mudança de função ou setor de um funcionário que, passará a ficar exposto a riscos diferentes após a transferência;
  • Exame Demissional: é o exame feito quando um funcionário da empresa é desligado.

O ideal é que o médico compare sempre os dados dos colaboradores e realize um estudo sobre problemas que se tornem constantes nos ambientes laborais, promovendo ações específicas para melhorar esses quadros nas empresas.

Conclusão 

O médico do trabalho é um profissional com importância destacada no cenário da saúde em nosso país. Ele é um elo entre as ações produtivas das empresas e o bem estar dos trabalhadores e ainda pode ajudar na conscientização de questões de saúde e segurança para preservar um bom ambiente laboral.

Deixe um comentário