Março Lilás e Azul Marinho – Combate ao Câncer de Colo de Útero e Colorretal

Março Lilás – O que é?

O Março Lilás orienta a população feminina sobre os riscos do câncer de colo de útero, o terceiro mais comum entre elas no Brasil. Segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2022 houve 17.010 novos casos da doença e 6.606 mortes.

Março Lilas Grande

Laço lilás, símbolo da campanha

Sobre o câncer do colo do útero

Os principais agravantes para o surgimento do câncer de colo de útero é o início precoce da vida sexual, múltiplos parceiros, tabagismo e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais. Já a prevenção é feita pela vacinação contra o vírus da HPV, pois reduz o risco de contágio da doença, além de realizar exames preventivos de rotina a partir dos 25 anos.

Os sintomas podem não aparecer no estágio inicial da doença, mas nos estágios avançados podem ocorrer sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal, dor durante a relação sexual, dor abdominal e queixas urinárias ou intestinais.

O tratamento é feito por meio de eletrocirurgia, e é de extrema importância manter acompanhamento médico mesmo após a cura, com uma diminuição da periodicidade após o segundo ano. Além disso, manter uma alimentação saudável, realizar atividade física regular, cuidar da saúde mental e interromper o tabagismo também são necessários

Março Azul Marinho – O que é?

Já o Março Azul Marinho orienta e conscientiza a população masculina e feminina sobre o câncer colorretal, doença que pode afetar diversas partes do intestino grosso (cólon e reto). Esse é o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens e o segundo entre as mulheres. Em 2021, houve 45.630 casos da doença, sendo 21.970 homens e 23.660 mulheres, segundo o INCA. No ano anterior, foram informadas 21.262 mortes pela doença.

Março Azul Marinho

Laço lilás, símbolo da campanha

Sobre o câncer de colorretal

Os principais fatores que aumentam o risco de desenvolver câncer no intestino são: idade acima de 50 anos, sobrepeso ou obesidade, alimentação pobre em fibras, consumo de carnes processadas e ingestão de mais de 500g de carne vermelha cozinha por semana.

Na maioria das vezes, os sintomas aparecem apenas em estágios mais avançados. Os principais são: presença de sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal que cause diarreia crônica e/ou prisão de ventre, dor ou cólica abdominal, fraqueza, anemia, perda de peso sem causa aparente e massa (tumoração) abdominal. A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce).

As principais maneiras de prevenção do câncer colorretal é uma dieta rica em fibras, evitar o uso de bebidas alcóolicas, carnes processadas e quantidades acima de 300 gramas de carne vermelha cozida por semana.

O tratamento é feito por cirurgia, retirando a parte do intestino afetadas, em seguida a realização de radioterapia.

Fontes:

Instituto Nacional de Câncer – INCA – Câncer de Intestino

Instituto Nacional de Câncer – INCA – Câncer do Colo do Útero

Deixe um comentário