Abril Verde – Tudo sobre o Movimento

No mês de abril, é comemorado o Abril Verde, uma data que busca sensibilizar e conscientizar a todos sobre a importância da elaboração de métodos para melhorar a saúde e segurança do trabalho.

O que é?

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná e tem como objetivo trazer a população a respeito do tema da saúde e segurança do trabalho, buscando reduzir a quantidade de acidentes de trabalho e os agravos a saúde do trabalhador e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.

A data

O mês de abril foi escolhido por causa de 2 datas comemorativas presentes no calendário. Dia 07/04 é celebrado o Dia Mundial Da Saúde e dia 28/04, que é celebrado o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969, onde uma explosão causou a morte de 78 trabalhadores. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005.

É importante garantirmos que os trabalhadores não se prejudiquem enquanto exercem suas funções.

Números

Em 2019, a Previdência Social registrou 582.507 acidentes de trabalho em território nacional durante o ano, essa marca abrange apenas os empregados com carteira assinada, já que a definição legal de acidente de trabalho se restringe a ocorrências que envolvem os segurados do Regime Geral de Previdência Social, então se contássemos os acidentes com trabalhadores informais, os dados seriam ainda maiores. Esses números mostram que acontece aproximadamente 1 acidente a cada 54 segundos durante o ano.

Movimento

Apoiar o Abril Verde é apoiar o esforço para se ter um trabalho mais saudável e seguro, garantindo que o trabalhador não seja prejudicado enquanto exerce sua função. É importante a conscientização das pessoas a respeito desse assunto, para fortalecermos a cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho.

A Avanti busca a cada dia garantir a saúde e segurança de trabalhadores e apoia o Movimento Abril Verde.

Fontes e referências

CSJT

Dados estatísticos – Saúde e segurança do trabalhador

Justiça do Trabalho, TRT da 4ª Região

Deixe um comentário