Veja como o PPRA pode auxiliar a produtividade da sua empresa e gerar um bom relacionamento com seus colaboradores.
O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é um documento que apresenta um estudo feito por profissionais sobre o ambiente de trabalho que o colaborador de uma empresa está inserido, analisando e monitorando possíveis riscos que podem existir em seu local de trabalho, com o objetivo de preservar a sua saúde.
Regulamentado pela NR9, o PPRA é a base de outro programa muito importante e obrigatório para as empresas realizarem, o PCMSO.
O programa considera como riscos ambientais:
- Riscos Físicos (frio, calor);
- Riscos Químicos (poeira, gases);
- Riscos Biológicos (vírus, fungos);
- Riscos Ergonômicos (intenso esforço físico, longas jornadas de trabalho);
- Riscos de Acidentes (máquinas, eletricidade).
Qual a sua finalidade?
O principal propósito desse programa é antecipar possíveis riscos em uma empresa, para que não ocorra nenhum acidente de trabalho ou surgimento de doenças, levando em conta também a proteção e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
O documento (PPRA) tem a finalidade de preservar a saúde dos colaboradores de uma empresa por meio de ações e metodologias previstas para diminuir a chance de riscos ocorrerem.
Quais os benefícios do PPRA?
Os benefícios da Norma Regulamentadora 9 são inúmeras, que auxiliam tanto a empresa, quanto o colaborador.
Com relação ao trabalhador, o programa permite dar a ele discernimento dos riscos que ele pode ter, ajudando-o em sua qualidade de vida e bem-estar. Já a empresa, terá um controle maior sobre problemas que poderão ocorrer caso não realize o PPRA.
Ainda, os números de acidentes de trabalho poderão ser previstos, e por conta disso, podem diminuir drasticamente, evitando o afastamento temporário do serviço, processos trabalhistas e multas.
Como implementar o PPRA?
O PPRA deve ser feito por profissionais da área de Segurança e Medicina do Trabalho, que podem tanto fazer parte do SESMT – Serviço Especializado de Engenharia e Segurança do Trabalho, como ser uma indicação e responsabilidade da empresa.
Para a implantação do programa, têm-se uma estrutura:
- Antecipação e reconhecimento dos riscos;
- Definição de prioridades e metas de controle e avaliação;
- Avaliação total dos riscos e da exposição do colaborador;
- Implantar medidas de controle e avaliação da sua eficácia;
- Monitoramento da exposição aos riscos;
- Registro oficial e divulgação dos dados obtidos.
Conclusão
Mostramos o que é PPRA e como ele é importante para que sua empresa esteja dentro da lei e cumprindo obrigações que irão beneficiar a todos. Além de obrigatório, ele oferece diversos benefícios para que sua empresa aumente a produtividade de todos os seus colaboradores.
Quer ajuda para implementá-lo em sua empresa? Converse com a Avanti Engenharia, a empresa especialista e capacitada para atender todos os seus projetos de Saúde e Segurança no Trabalho, entre em contato conosco!