Como reduzir seus custos com Medicina do Trabalho

Ter os gastos enxutos é importante para empresas de todos os setores

Reduzir despesas é uma palavra de ordem para todas as empresas, principalmente em tempos de crise. No entanto, algumas delas não são opcionais e uma preocupação comum é em como reduzir os custos com Medicina do trabalho, uma vez que a legislação brasileira determina diversas regras em relação ao assunto. Assim, é preciso encontrar um equilíbrio entre cortar custos e fazer os investimentos necessários e assertivos.

Uma empresa tem diversas preocupações no seu dia a dia que envolvem o seu próprio negócio, mas, também, há a responsabilidade de se adequar às leis e normas que tangem a saúde do trabalhador.

A NR (Normas Regulamentadoras) 7, por exemplo, estabelece que toda empresa deve oferecer a Medicina do Trabalho para organizar e coordenar as ações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).  Além desta, o artigo 168 da CLT determina que trabalhadores façam exames médicos ocupacionais periodicamente. 

Para implementar a Medicina do Trabalho e se adequar à essas regras existem diversos gastos, como a criação de um consultório próprio, contratação de médicos e outros especialistas. No entanto, esses custos podem ser bem maiores do que contratar uma consultoria. 

Redução de custos com consultoria

Pensando na redução de custos para a empresa, uma consultoria especializada e conceituada pode ser a solução. Veja algumas vantagens de terceirizar esse setor:

Infraestrutura

Uma consultoria especializada e autorizada por lei para exercer a medicina do trabalho irá ter toda a infraestrutura necessária para fazer os exames e aplicar os programas de prevenção. Não sendo, assim, responsabilidade da empresa, que pode investir o tempo, custos e espaço – que seria para uma clínica própria – em seus negócios.

Equipe especializada

Quando esse serviço é oferecido por uma consultoria, todas as preocupações e encargos trabalhistas serão de responsabilidade da própria consultoria, sendo a opção mais vantajosa para a empresa. 

Tempo e preocupação

O ditado popular diz que “tempo é dinheiro”! E essa máxima é verdade. Assim, quando contratada uma consultoria, a empresa não precisa se preocupar com leis, programas de saúde e prevenção ou os diversos exames obrigatórios, uma vez que a própria consultoria fará toda a gestão necessária. No entanto, é de suma importância averiguar se a rotina e os processos da empresa estão sendo devidamente realizados.

A Avanti Engenharia

A Avanti Engenharia é referência em Medicina e Segurança do trabalho, atuando de forma completa na implantação dos programas de Saúde e Segurança do Trabalho, para que assim sua empresa possa investir tempo e dinheiro em seu próprio negócio. Faça já seu orçamento com nossos especialistas e usufrua de uma Consultoria em Medicina do Trabalho de qualidade. 

Deixe um comentário