Exame admissional: entenda o que é e sua importância

Veja quais são os critérios para estes exames e os benefícios que eles trazem às empresas e aos seus funcionários

O que é o exame admissional?

O exame admissional é um procedimento obrigatório para todas as empresas e tem como objetivo avaliar os funcionários admitidos nela. Esse exame encontra-se no Artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT:

Art. 168 – Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho: (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)

I – a admissão; (Incluído pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)

II – na demissão; (Incluído pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)

III – periodicamente. (Incluído pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)

Como o admissional funciona?

Esses exames contam com avaliações físicas e psicológicas do empregado contratado e devem ser feitos em até 15 dias após a contratação. Os responsáveis por esses procedimentos são médicos especializados na medicina do trabalho.

Em primeiro lugar, o médico avalia exames e licenças precedentes de outros empregos para saber a quais doenças e riscos o empregado foi exposto durante seu serviço. A partir dos resultados dessa avaliação, são selecionados os exames mais adequados que devem ser feitos. 

Para determinadas funções existem exames específicos a serem solicitados, como o de visão ou audição, por exemplo. 

Quais exames são feitos obrigatoriamente? 

Existem alguns procedimentos básicos que devem ser feitos obrigatoriamente, estes são:

  • Medição de pressão arterial;
  • Medição de Batimentos cardíacos;
  • Avaliação do histórico de doenças familiares;
  • Avaliação do quadro clínico do empregado.

Alguns exames são proibidos de serem feitos pelas empresas, tais como:

  • Exames de gravidez;
  • Exames de HIV;
  • Exames de esterilidade.

Quais os benefícios para os empregadores e empregados?

Para as empresas, os exames admissionais garantem que o funcionário contratado irá exercer sua função da melhor forma possível, sem nenhum tipo de imprevistos ou complicações. Além de garantir que nenhum deles transmita alguma doença pré existente para outros funcionários.

Já para o empregado, estes procedimentos dão segurança de que eles estejam aptos para realizar seu serviço, além de garantir uma indenização em caso de contrair alguma doença ou sofrer acidentes no ambiente de trabalho

Conclusão

Os exames admissionais são uma garantia de segurança dos funcionários e de seu bom desempenho. Esses dois fatores e outros beneficiam as empresas e evitam diversos imprevistos que podem se tornar grandes problemas futuros.

Para realizar estes exames conte com a Avanti Engenharia. Aqui fazemos Exames Ocupacionais em Guarulhos, Exames Ocupacionais em Atibaia e Exames Ocupacionais em São Paulo.

Deixe um comentário