ASO: Para que serve o Atestado de Saúde Ocupacional?

Entenda porque esse atestado é muito importante para a sua empresa e para a saúde dos seus colaboradores.

O que é ASO?

O ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) é um documento emitido por um médico do trabalho após analisar um paciente e concluir se ele está apto ou não para exercer uma determinada função dentro da empresa. Esse documento é feito em duas vias (uma para o colaborador e a outra para a empresa contratante) e é obrigatória de acordo com a NR7, feita pelo PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Ele deve ter:

  • Nome completo do colaborador, seu número de registro de identidade e a função;
  • Os riscos ocupacionais que existem ou não na atividade do colaborador;
  • Indicação dos procedimentos médicos que o colaborador já fez, incluindo exames complementares e as respectivas datas em que eles foram realizados;
  • Nome do médico coordenador junto com o número do seu CRM (se houver);
  • Definição de aptidão ou não para a função que o trabalhador exerceu, exerce ou irá exercer;
  • Nome do médico que realizou o exame, endereço e forma de contato;
  • Data e assinatura do médico encarregado do exame, juntamente com seu carimbo com número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Tipos de Atestados ASO

O ASO é realizado em momentos durante a vida do trabalhador, divididos por tipos de exames, são eles:

Exame Admissional

Antes do trabalhador realizar as suas atividades, são feitos exames para analisar se ele está apto ou não para realizar suas funções.

Exame Periódico

Geralmente são exames feitos com o intervalo de 1 ou 2 anos. Ele possui o objetivo de apresentar para a empresa se o colaborador continua apto a realizar suas funções ou se adquiriu alguma doença devido seu trabalho.

Exame de Retorno ao Trabalho

São exames feitos por colaboradores que ficaram ausentes durante 30 dias ou mais devido alguma complicação na saúde (sendo devido ao trabalho ou não). Pessoas que voltaram de férias não precisam realizar esse exame, pois seu afastamento não foi devido a nenhuma doença.

Exame de Mudança de Função

Se um funcionário irá mudar de cargo dentro da sua empresa, é necessário realizar esse exame. Ele deverá ser feito antes do momento da troca, pois será analisado se a mesma possui condições de mudar sua função. A mudança implica em troca de tarefas, local de trabalho ou setor.

Exame Demissional

Esse exame é feito antes do colaborador sair da empresa, se o exame não ficar com uma conclusão positiva, o colaborador deverá continuar na empresa até realizar um tratamento para a sua doença e se curar.

Qual a importância do ASO para as empresas

O ASO é extremamente importante, pois é através dele que os riscos existentes para todos os colaboradores são detalhados e analisados, como também a promoção do bem-estar e qualidade de vida de todos, que se sentirão mais seguros em trabalhar em um local que se preocupa com sua saúde.

Além disso, a empresa também se sentirá mais segura, pois seus colaboradores estarão aptos a realizar suas tarefas sem riscos.

Conclusão

Entendeu o que é o ASO? Ele é muito importante para que a sua empresa tenha colaboradores saudáveis, empenhados e produtivos.

Está com alguma dificuldade para visualizar como a sua empresa irá fazer a gestão do ASO de todos os seus colaboradores? Entre em contato conosco, nosso time especialista em medicina do trabalho irá te ajudar!

Confira medicina do trabalho em Guarulhos, medicina do trabalho no Jardim São Paulo ou medicina do trabalho em Atibaia.

Deixe um comentário