4 dicas para evitar doenças ocupacionais

Prevenir doenças garantem benefícios para empresas e trabalhadores

 

O trabalhador está exposto a diversos fatores de risco em suas atividades diárias. Assim, evitar doenças ocupacionais é indispensável. Como diz o ditado popular “prevenir é o melhor remédio”, já que doenças ocupacionais podem causar afastamentos temporários, definitivos ou mesmo desencadear doenças mais graves. 

As Normas Regulamentadoras e as leis de proteção ao trabalhador preveem situações de risco que podem afetar física ou psicologicamente os funcionários de uma empresa. Por essa razão, as organizações devem estar atentas à prevenção de acidentes, ter cuidados com o ambiente em que os trabalhadores estão, e se manterem atualizadas perante qualquer alteração da lei.

Como evitar doenças ocupacionais 

Doenças ocupacionais podem acontecer devido a exposição inadequada a agentes químicos, más condições de trabalho, estresse excessivo, entre outros motivos. Listamos 4 precauções a serem tomadas no ambiente de trabalho, a fim de evitar que o trabalhador desenvolva essas doenças:

Fornecer equipamentos adequados e investir em ergonomia

O funcionário deve contar com equipamentos adequados para a sua função, fornecidos pela empresa. Dessa maneira, devem ser providenciados os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que servem para proteção dos riscos capazes de ameaçar a sua segurança e saúde. 

No entanto, não são apenas as atividades de risco que necessitam de atenção. Em um escritório, por exemplo, os móveis com a ergonomia inadequada podem causar lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

Essas doenças são mais conhecidas como tendinites e lesões no ombro ou pescoço, desenvolvidas por movimentos repetitivos ou posturas inadequadas ao realizar as atividades. É importante que a altura das cadeiras e mesas sejam adequadas aos colaboradores, para evitar essas lesões. 

Promover qualidade de vida

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, Associação Nacional de Medicina do Trabalho e Associação Brasileira de Psiquiatria, em 2018, quase 200 mil trabalhadores foram afastados dos postos de trabalho, com diagnóstico de depressão, transtorno bipolar, ansiedade e estresse. 

Por isso, é preciso ter programas de apoio também à saúde mental do trabalhador, criar um ambiente saudável, promover um canal aberto de diálogo e sempre encaminhar o trabalhador para acompanhamento médico, quando perceber sinais de cansaço mental. 

A prática de atividades físicas também é fundamental. Elabore programas para estimular a prática de exercícios físicos, como a ginástica laboral. Além disso, incentive o trabalhador a fazer pausas regulares durante as atividades de rotina. 

Oferecer treinamentos

Oferecer equipamentos de segurança é fundamental, mas os trabalhadores também precisam saber usá-los. Sendo assim, promover treinamentos é indispensável. 

Além disso, eles também devem ser orientados quanto à postura, aos procedimentos corretos e imediatos que devem ser adotados em caso de acidentes, e a procurar ajuda médica assim que perceber os primeiros sinais de doenças.  

Cumprir com todas as Normas Regulamentadoras

As NRs determinam os fatores de prevenção no trabalho. Dessa forma, além de estar de acordo com a lei, irá ajudar a empresa na prevenção de doenças ocupacionais. 

De um lado há diversos benefícios para o trabalhador, que trabalhará em um ambiente seguro, e também para a empresa, que perceberá uma diminuição no afastamento de trabalhadores. 

Conclusão

Evitar doenças ocupacionais é muito importante para a saúde do trabalhador e para a produtividade da empresa. Para isso, você sempre pode contar com a Avanti Engenharia, que há mais de 10 anos garante a segurança e saúde dos trabalhadores de sua empresa.

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