Como surgiu a medicina do trabalho?

Veja a história desse ramo da medicina e entenda porque ela é tão importante para todas as empresas.

 

O que é Medicina do Trabalho?

A Medicina do Trabalho (ou Medicina Ocupacional) é um ramo da medicina que tem como objetivo cuidar da saúde de todos os colaboradores de uma empresa. Esses cuidados englobam tanto a saúde deles no ambiente de trabalho, como sua qualidade de vida e bem estar quando não estão trabalhando.

O colaborador pode contrair doenças ou se acidentar e é função da medicina do trabalho criar ações e prevenções para que esses incidentes não aconteçam.

Quais as responsabilidades desse ramo da medicina?

A Medicina Ocupacional deve preservar a totalidade das ações ou consequências que influenciem no bem estar do funcionário.

Deve fiscalizar o local de trabalho, acompanhar as condições tanto físicas quanto psicológicas de cada um dos seus colaboradores etc. Assim é possível garantir a qualidade do ambiente de trabalho e fazer com que as empresas cumpram todas as normas regulamentadoras exigidas por lei.

Dentre alguns profissionais responsáveis por esses processos estão os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, engenheiros do trabalho e vários outros.

Há quem se engane achando que os exames ocupacionais devem ser feitos somente na pré-admissão ou durante a demissão, mas os processos que envolvem a medicina do trabalho devem ocorrer periodicamente.

Como surgiu a Medicina do Trabalho?

Esse importante trabalho surgiu durante a Revolução Industrial. Durante essa época muitos homens, mulheres e crianças trabalhavam nas fábricas em péssimas condições de trabalho e com cargas horárias altíssimas.

Diante disso, muitos acidentes de trabalho e mortes aconteciam frequentemente nesses locais, ocasionando posteriormente em manifestações e greves entre os trabalhadores. Assim as empresas começaram a entender a necessidade dos funcionários e criar ações para prevenção de doenças e acidentes.

Em 1830 o proprietário de uma indústria têxtil, Robert Demham, pediu ajuda do seu médico pessoal Robert Baker para analisar todos os colaboradores da sua fábrica e fazer um diagnóstico da saúde de cada um deles. Esse foi o começo da Medicina do Trabalho que conhecemos hoje e que vem se aprimorando a cada ano.

Como ela chegou no Brasil?

Se você já entende o que é Medicina do Trabalho e qual é sua importância, um fato pode te assustar: ela começou a ganhar força no Brasil apenas em 1944!

Foi nesse ano que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) surgiu, juntamente com as primeiras regras de higiene e segurança no ambiente de trabalho, sendo só em 1978 criadas as Normas Regulamentadoras (NR’s) que hoje regem o contexto trabalhista no país.

Conclusão

A Medicina do Trabalho tem uma alta importância para os colaboradores e para as organizações. Mas para garantir que tudo esteja funcionando corretamente, você irá precisar de uma equipe de especialistas nesse ramo.

Entre em contato com a Avanti Engenharia para que juntos possamos desenhar as melhores estratégias de segurança e saúde do trabalho para sua empresa!

Oferecemos serviços de Medicina do Trabalho em Guarulhos, Medicina do Trabalho em Atibaia e Medicina do Trabalho em São Paulo. Conte conosco!

Deixe um comentário