Carteira de trabalho digital já é uma realidade

Novidade irá beneficiar o trabalhador, empresas e Governo

A carteira de trabalho é um documento importante e obrigatório que todo trabalhador deve ter. Porém a conhecida e tradicional carteira azul pode perder o seu lugar, pois, visando modernizar os processos e acesso à informação dos trabalhadores, foi aprovado na última semana o uso da Carteira de Trabalho digital como substituta do modelo tradicional.

O projeto de lei, que permite a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) por meio eletrônico, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, no dia 06 de junho de 2019 e aguardava sanção presidencial.

O documento conterá todos os dados do trabalhador e poderá ser requerido pela internet. No entanto, haverá um tempo de adaptação em que ainda valerá a tradicional.

Vantagens da Carteira de Trabalho digital

Diversos benefícios serão reconhecidos pelos trabalhadores e pelas empresas. Abaixo elencamos alguns deles:

Tempo de emissão – Atualmente, para emitir a Carteira de Trabalho é necessário, em média, 5 dias úteis, mas a partir de agora o processo será mais rápido, sendo vantajoso tanto para os funcionários como para empresas;

Risco de perder dados –  Caso o trabalhador perca o documento tradicional, ele também perde todo o histórico de emprego. Já com a carteira digital isso não irá acontecer, uma vez que todas as informações ficarão registradas online;

Menos fraudes – Com o novo sistema integrado de informações será possível saber se o trabalhador tem outros documentos ou benefícios válidos, protegendo assim o governo, o profissional e as empresas de ações trabalhistas fraudulentas.

Adaptação ao novo modelo de carteira de trabalho

O Ministério da Economia disponibilizará a partir de novembro um aplicativo para que os trabalhadores consultem pelo celular todas as informações necessárias de seu histórico profissional. A pasta afirma que o documento tradicional continua sendo válido, mas é esperado que a migração para a plataforma digital seja cada vez maior.

Conclusão

A nova Carteira de trabalho digital é uma novidade que trará vantagens para o trabalhador e empresas, como a agilidade na renovação de documentos, redução de tempo de atendimento. Em caso de dúvidas conte com um especialista!

Deixe um comentário