O futuro do eSocial: Modernização e próximos passos

O futuro do eSocial continua sendo uma incógnita para todos. A cada semana uma nova notícia coloca as empresas em uma situação diferente da outra. Muitas organizações devem estar se perguntando: quais devem ser as ações para adequação ao novo sistema? Tudo que planejei e realizei até agora ainda é válido?

Com isso, o grande problema para as empresas é que a inconsistência nos fatos e consequente falta de uma base para planejamento diante de tantas alterações deixa os gestores preocupados e com dificuldades na administração do eSocial.

Muitos apostam que o programa deve continuar, enquanto outros entendem que ele já está em vias de extinção. O fato na verdade é que temos de ter uma visão muito mais ampla para entender o futuro do eSocial e quais serão as ações que o novo sistema irá adotar. 

Próximos passos: Simplificação e modernização

O eSocial – ou o novo eSocial, como muitos estão chamando – não irá acabar. A informatização dos dados é uma questão que ocorre já há muitos anos no Estado brasileiro e com sucesso, como no caso das Notas Fiscais Eletrônicas. Diante disso, a simplificação e modernização no sistema é uma ação que já está sendo promovida e que deve ter cada dia novas definições. 

No início de Julho de 2019 tivemos algumas atualizações nesse sentido, como:

  • Ajustes da versão 2.5 do leiaute, que terá sua implementação em prazo bastante curto;
  • Flexibilização de diversas regras e bases do programa;
  • Mudança de campos antes obrigatórios para facultativos.

A ideia do governo é apresentar essa modernização do sistema o mais rápido possível, informando as novidades assim que consolidadas. Como algumas alterações serão numerosas, prazos mais extensos deverão ser definidos para a adequação. Vale ressaltar que os investimentos feitos pelas empresas e profissionais estão sendo levados em consideração com as novas ações. 

Futuro do eSocial: Como sua empresa deve agir?

Apesar da insegurança e incerteza que ainda rondam as empresas, é muito importante que se pense com calma e clareza. A modernização e informatização dos sistemas do Estado é uma constante que com o tempo foi sendo incorporado ao dia a dia das empresas. Assim, por mais modificações que ele possa ter, é importante conhecer quais são as obrigações do eSocial e saber que em algum momento ele deverá ser definido. A partir daí as instituições devem ter seu planejamento executado e suas ações elaboradas para não acarretarem em multas e sanções. 

Diante disso, mantenha-se informado com jornais e notícias de credibilidade, busque informações relevantes e trace planos para as alterações que porventura ocorra. Não se assuste com notícias que pareçam duvidosas e alarmantes, tenha calma e discernimento para pensar nas melhores ações para sua organização. Tente ainda procurar a ajuda de sua consultoria em contabilidade, advocacia, tecnologia e saúde e segurança do trabalho. 

Além disso, a Avanti Engenharia pode te ajudar com informações de qualidade para tranquilizar sua empresa. Temos o respaldo necessário para realizar as ações necessárias no que tange ao eSocial e orientação para sua empresa.

Conclusão

O eSocial é um programa que visa simplificar a entrega de documentos no Brasil, de cunho trabalhista, fiscal e previdenciário. É preciso estar informado sobre suas alterações e obrigações para não correr o risco de sofrer penalizações. Lembre-se de manter-se informado sobre o assunto e conte com a Avanti Engenharia para organizar sua empresa. Estamos aqui para ajudá-lo no que for necessário.

Deixe um comentário